quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aproveitando bem as férias com os filhos

Curtinha, mas tão esperada... Assim são as férias de julho, um espaço de tempo que ajuda muito a dar um fôlego para que os nossos pequerruchos descansem e se preparem para o segundo semestre, principalmente  para nós aqui do Paraná, onde o inverno é sempre bem rigoroso.
Já que o tempo é curto, o fundamental é organizar bem o tempo para que estes dias não passem despercebidos, deixando as crianças tristes por não terem aproveitado como deveriam.
Algumas dicas:
          - Fazer e empinar pipa: é só procurar um lugar bem longe de fios elétricos e torcer para que o ventinho ajude...
- Leitura: pedir para que seu filho leia, ler para ele ou ainda melhor, ir a uma livraria comprar um livro;

- Piquenique: nada mais gostoso que escolher um dia ensolarado e  fazer junto com os pequenos os sanduíches, o suco, e outras coisinhas gostosas. Vale também levar bola, raquete e se a turma for um pouco maior, até o jogo de betes. Vai ser a maior diversão.

- Pescaria: vale ser em algum riozinho, claro que o colete salva vidas não deve ser dispensado. Porém existem os “Pesque e Pague” que são ótimas opções, principalmente para aqueles que gostam de pescar, mas não gostam de limpar os peixinhos.  Às vezes dá para comer ali mesmo, pois já preparam o peixinho que  você pescou.

- Conhecer melhor a cidade: é uma boa opção também, pois vivemos sempre correndo atrás do tempo, numa rotina de casa, para a escola, para o trabalho , sempre pelo mesmo caminho. E muitos lugares de nossa cidade, com certeza ainda são desconhecidos pelos nossos filhos. Vale o passeio pela zona urbana e também a rural, que geralmente tem muitas coisas lindas para serem vistas.

- Dar aquela boa arrumada no quarto: é uma atividade bem interessante, desde que feita em parceria com os pais, pois além de organizar, separar aquilo que não serve mais, seja roupas ou brinquedos, será uma ótima oportunidade para uma boa conversa.

- Construindo brinquedos: é só juntar algumas latas, tampas, caixas, papéis coloridos, cola, tesoura – sem ponta é claro- lápis, canetinha , tudo isso com uma boa dose de incentivo e criatividade, marcará para toda a vida os nossos pequenos.

Uma pausa para a nostalgia.
Quem que nunca brincou com cola feita de trigo pela mãe... ficava tudo empelotado, mas até que colava... eu amava isso,  mas ela só fazia nos dias de chuva, o que deixava tudo ainda mais especial.


- Festa do pijama: Um programa bem divertido, reunir toda a garotada em casa, claro que sob observação atenta dos adultos. Fazer um lanche especial, campeonato de vídeo game, assistir a algum filme legal, desfile, cantoria... é só alegria.


            - Brincando de cozinheiro: Como já falei anteriormente em alguma outra postagem, não tem nada mais gostoso do que fazer  com que nossos pequenos coloquem a “mão na massa”  seja fazendo bolo de chocolate, ajudando a enrolar o brigadeiro... além de divertir, eles estarão aprendendo.


- Ver fotos :  mexer em álbuns ou mesmo nas fotos digitais que agora estão no computador, é sempre gostoso.


Fica aí algumas dicas... Se alguém tiver mais alguma... estou aceitando sugestões...

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Presentinho



Não posso deixar de registrar o lindo presente que ganhei de minhas queridas companheiras da Casa da Amizade. A caixa arrasou... simplesmente maravilhosa... e dentro dela,  tudo aquilo que nós mulheres adoramos... rss, creminhos e mais creminhos, maquiagem, e uma linda toalha "crochetada" por minha amiga Carminha... Obrigada amigas...

Friozinho em Palmeira


Ontem o frio foi enorme... 3 graus negativos.... gostoso  é ficar dentro dos cobertores... mas deixar de ver esta maravilha seria um pecado...

 Porém deixei para o maridinho o click desta foto... rss 

Precisamos aprender a aprender... aprender a ensinar...

Linda mensagem...

terça-feira, 28 de junho de 2011

Sapecada de pinhão

Inverno para mim uma das estações mais gostosas do ano... tudo fica mais gostoso, aconchegante. Uma coisa que adoramos fazer nesta época é a Sapecada de pinhão ... e fica ainda mais gostoso depois de juntar o pinhão debaixo do pinheiro (não aquele comprado no mercado),  juntar sapé com a criançada e fogo nele.  Depois é só saborear um delicioso pinhão...

Para quem não conhece como é, fica aí um pouquinho da nossa sapecada do acampamento. 
E para quem conhece e ainda não fez este ano... daqui a pouco acaba  o pinhão e é só o ano que vem...





Acampamento

Este final de semana eu, o Adri meus pequerruchos e o Kalel, fomos acampar... de barraca e tudo. Considero estes passeios como uma carga para o celular... a gente precisa se desligar um pouco de toda essa correria do dia-a-dia, largar um pouco do computador, da televisão, do trabalho e curtir a vida em família...isso faz com que fiquemos com as baterias recarregadas  para voltarmos a correria da semana...

domingo, 26 de junho de 2011

Crianças vêem... Crianças fazem...

Este é um dos vídeos que mais me marcou , um dos quais sempre utilizo como exemplo seja em reuniões ou formação  de pais e professores.

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=KHi2dxSf9hw



As crianças do mundo de hoje vivem cercadas de  exemplos negativos que aparecem em casa, na televisão, nas músicas...  e elas precisam de modelos  em quem se espelharem, pessoas que mostrem que não é feio ser gentil,  honesto, companheiro, fiel, amigo...
Nossas crianças precisam acreditar nas pessoas, na esperança, no amor.
Precisam acreditar em um mundo melhor, pois são elas que farão este mundo melhor...

Enfeite de mesa

Lembram do enfeite que inventei... o resultado foi este... Até os meus pequerruchos entraram no baile para ajudar... hehehe!

Achei que ficou muito fofo... espero que vocês também tenham gostado...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Avaliação

Recentemente participei de um curso de formação a distância. Nele foi indicado um vídeo muito interessante sobre a avaliação. Para todos aqueles que como eu compartilham do mesmo amor pelo ato de educar.  Está aí um momentinho de formação.

O papel da avaliação, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=NyV47Ty3JzA

Enfeite de mesa

Preciso organizar um jantar e precisava arranjar um enfeite para as mesas... algo que não custasse caro... enfim que não me custasse nada...então veio a ideia de juntar algumas coisinhas que eu já tinha em casa... algumas fitas de minha árvore de natal, juta que também uso na árvore... algumas velinhas, vidros de conserva - reutilizar nunca vai sair de moda - e é claro... aquela cola que gruda até os pensamentos da gente... e o resultado foi este...



Logo, logo mostro como ficou tudo montadinho.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Dica de leitura

Sou uma amante da LITERATURA INFANTIL e achei um livro que é simplesmente uma graça. Ele é bem interessante pois tem uma grande quantidade de gêneros textuais em seu interior: carta, cartão postal, convites entre outros... Fica a dica.

Ahlberg,Janet e Allan. O carteiro chegou / Janet e Alan Ahlberg ; Tradução de Eduardo Brandão - São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007.



segunda-feira, 20 de junho de 2011

CAMPANHA: POR UM BRASIL LEITOR...

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros.
Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.

Bill Gates


domingo, 19 de junho de 2011

Tijolinhos de abóbora do tempo da vovó

Nesta época do ano ficamos mais caseiros, logo, cozinhamos muito mais...
Muitas são as gostosuras que podemos inventar... canjica, sagu de vinho com creme, pudim de mandioca...
Neste final de semana achei abóbora já picadinha no mercado e logo lembrei dos tijolinhos de abóbora que minha nona fazia quando eu era pequena...

Tijolinhos de abóbora

01 kg de abóbora cortada em pedaços
01 ½ kg de açúcar
01 colher de sopa de cal virgem
Canela em rama e cravos da Índia a gosto

Modo de fazer:
Coloque de molho a abóbora por 15 minutos em água fria com a cal virgem. (fazer um saquinho de pano e colocar o cal dentro). Lave em água corrente para retirar o excesso.
Faça uma calda com o açúcar e meio litro de água. Coloque a abóbora, o cravo e a canela e leve novamente ao fogo, deixando cozinhar bem em fogo brando.

Comer foi como voltar no tempo...

sábado, 18 de junho de 2011

Remédio para o stress

O melhor remédio para uma vida corrida como a que a maioria de nós temos, é ocupar nosso tempo livre fazendo tudo aquilo que nos dá prazer... Brincar com os filhos, ler, passear, namorar... e um dos passatempos que mais gosto, é cuidar de minhas plantinhas entre elas o meu “chodó” é o bonsai que ganhei de presente de minha maninha linda.



Para quem quiser se arriscar em criar um não é nada complicado...

CUIDAR DE UM BONSAI
Algumas dicas:
As plantas precisam ficar fora de casa e tomar pelo menos de 4 a 5 horas de sol direto por dia, exceto o fícus, que pode ficar à sombra. Um bonsai de junípero, por exemplo, precisa ficar exposto pelo menos 8 horas diariamente. Ou seja, nada de colocar o seu bonsai dentro de casa - a não ser em ocasiões especiais (depois levá-lo de volta ao jardim).
O bonsai precisa ficar exposto à chuva, ao vento... Enfim, em contato com a natureza, para ele se desenvolver melhor.
A adubação deve ser feita regularmente a cada dois meses.
A terra deve ficar sempre úmida - nunca encharcada!
Anualmente, deve ser feita uma manutenção, que pode ir desde a poda de galhos e raízes, até a troca da terra e do jarro. Essa manutenção deve ser feita sempre no inverno, que é quando as plantas estão em estado de dormência se preparando para a primavera. Caso seja feita em outra estação, corre-se o risco de enfraquecer o bonsai.

Fonte: http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI488374-EI4787,00.html Acesso em 19 de junho de 2011.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dica de leitura

Comprei um livro muito bom o qual gostaria de indicar para vocês.

É a história de dois ratinhos e dois homenzinhos que vivem em um labirinto em busca de queijo - uma metáfora para o que se deseja ter na vida, desde um bom emprego, convivência familiar à paz espiritual.

É uma leitura fácil e rápida, mas com ideias que permanecerão por toda a vida.

Tudo vale a pena
se a alma não é pequena.
(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

domingo, 12 de junho de 2011

Sopa de pinhão

Nós paranaenses temos que valorizar os produtos de nossa região. E nessa época o pinhão é uma boa pedida... seja na chapa do fogão de lenha... faz aquela sujeira mas é uma delícia...cozidinho na panela de pressão e a última que aprendi... SOPA DE PINHÃO.





Para quem quiser arriscar, fica a dica... Segundo o pessoal aqui em casa, a minha ficou uma delícia...



Sopa de pinhão

Ingredientes
8 xícaras de água
1 lata de milho
1 cenoura
4 batatas
1/2 xícara de bacon picado
2 colheres de óleo
1 cebola picada
1kg de pinhão cozido e descascado
300 gramas de linguiça calabreza
3 dentes de alho picado
sal a gosto

Preparo
- Frite a calabreza, refogue o alho e a cebola junto. Coloque a água, junte as batatas e a cenoura em pedaços grandes para cozinhar. Quando os legumes estiverem cozidos, retire-os e bata no liquidificador com a metade do pinhão e o milho. Junte este creme com a calabreza e o restante do pinhão cortado em pedacinhos. Por último, frite o bacon em uma outra panela e acrescente à sopa. Polvilhe salsinha e é só servir.

sábado, 11 de junho de 2011

Final de semana ... aquele friozinho... Dá uma fome...

E nada melhor que pedir ajuda dos pimpolhos para ajudar a fazer um bolo de cenoura bem gostoso. Eles adoram participar!
É bem fácil...



BOLO DE CENOURA
Ingredientes
2 cenouras
3 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de óleo
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de fermento

Modo de fazer
Bate no liquidificador os ovos, as cenouras, o leite e o óleo.
Em seguida,mistura tudo do liguidificador em uma tigela com o trigo e o açúcar. Coloca o fermento por último. Trinta minutos de forno e é só saborear.

Para cobertura (Receita da minha avó Dida)
Em uma panela misturar, 7 colheres de achocolatado em pó, 7 colheres de açúcar, 1 colher de margarina e 7 colheres de leite. Ferve por uns 10 minutos e coloca sobre o bolo. Fica uma delícia.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

A história de amor mais cantada do Brasil virou filme.

Essa música embalou muitas "adolescências"... para vocês queridas amigas EDUARDO E MÔNICA (Legião Urbana).... NÃO DEIXEM DE VER...

É só nostalgia...





Falando no Pequeno Príncipe

O ano passado visitei a Bienal do livro em Curitiba e achei os livros mais graciosos que já vi...mini livros...não resisti e comprei este clássico...

Para quem como eu, ama as frases de Saint-Exupèry no livro O Pequeno Príncipe... algumas das que mais gosto...



“O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem.”

“Se tu choras por ter perdido o sol, as lágrimas te impedirão de ver as estrelas.”

“Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.”

“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”

“Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.”

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

“O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo.”

“Os homens compram tudo pronto nas lojas... Mas como não há lojas de amigos, os homens não têm amigos.”

“Há vitórias que exaltam, outras que corrompem; derrotas que matam, outras que despertam.”

“As pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações... Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações.”

“Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.”

“É o mesmo sol que derrete a cera e seca a argila.”

“Apenas se vê bem com o coração, pois nas horas graves os olhos ficam cegos.”
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
Antoine de Saint-Exupéry

Dia dos namorados

Parabéns a todos os namorados, enamorados e eternos namorados... especialmente ao meu querido amor... Adri.

Troca de ideias

Queridas colegas
Este é um espaço de troca de ideias, caso você queira compartilhar alguma experiência positiva, envie que para que eu possa postar e com isso mais pessoas tomarem conhecimento do seu maravilhoso trabalho.

Abraços

Karine

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Olá

Este é um espaço de troca de ideias, discussão e reflexão sobre o ato de educar seja em casa, na escola, na sociedade...

Espero que todos possam compartilhar disso com carinho.

Karine
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...