domingo, 24 de junho de 2012

Final de semana em casa... sem chuva... não tem preço...

Maridão gostou tanto da minha batata suíça que tive que repetir a dose... Variei  no recheio, além de estrogonofe, fiz também de rúcula com tomate seco... maravilha... 
Para acompanhar um vinho maravilhoso que ganhei do marido...


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Comidinhas de inverno ... Chucrute com linguiça - cozinha alemã

Chucrute com linguiça
Comi muito desse prato delicioso nos restaurantes da Alemanha. Facílimo de fazer e espetacular de comer.
Fiz um purê de batatas. Comprei um pacote de chucrute pronto (que feio né? mas não sei fazer...) e temperado, precisei somente esquentá-lo. Fritei as linguiças e montei o prato acrescentando ketchup e curry para dar aquele sabor especial. 


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Comidinhas de inverno... Batata suíça...

Já fazia um tempão que eu queria me esmerar nesse prato que amo de paixão, que só comi igual até hoje em restaurantes... a cada vez que eu comia  (como faço com todos os pratos que como em restaurantes), ficava estudando para ver como é que se faz... Acontece que minha amiga Izis do blog "Mil e uma ideias cabem nesse blog" fez esse prato essa semana e isso me encorajou, só que fiz um pouco diferente. 
Vou resumir... cozinhei na hora do almoço mais ou menos 1 quilo de batatas com casca por 7 minutos. Deixei  na geladeira. A noite quando cheguei, fiz um estrogonofe básico e reservei. Descasquei as batatas e ralei no ralador mais grosso.

Para montar a batata, coloquei em uma frigideira de panquecas (aquelas que são duplas e se encaixam) um pouco de óleo, uma camada bem generosa da batata ralada, uma fatia de queijo mussarela e o estrogonofe e mais uma camada de batatas, fechei e deixei na chama do fogão por uns 10 minutos virando sempre para deixar dourar dos dois lados.  

 Ficou simplesmente MARAVILHOSO. Crocante por fora, cremosa por dentro... 
O ideal é acompanhar com uma saladinha de alface e um vinho colonial especial. Tudo de bom!!!!


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Hoje tem feijoada... tem sim senhor...

Friozinho chegando, não tem nada  melhor que família em casa... cozinhar no fogão de lenha... deixar a casa quentinha... maravilha...




segunda-feira, 4 de junho de 2012

Projeto de literatura - Convidada especial: Lucélia Clarindo

Soraya, Lucimara, Karine e Lucélia
No dia 31 de junho tivemos a honra de receber para abrilhantar ainda mais nosso Projeto de Literatura Lúcelia Clarindo, uma amante da literatura que mantém em sua casa um lindo Projeto chamado "Bando da Leitura"... 
Como tudo começou...
"As crianças que vieram até meu portão para pedir para entrar e ler em minha casa, dispunham de um rico acervo em sua escola onde foram meus alunos. Elas queriam um espaço fora da escola, aconchegante e comigo, que cativei as para a leitura compartilhada,em grupo. Não foi a falta de livros e nem a falta de bibliotecas. A iniciativa das crianças e por elas que continuei foi o contado com a contadora de histórias , a possibilidade de fazer arte com as leituras feitas.
Eu e Lucélia
Sempre haverá um livro para um leitor e um leitor para um livro, sempre haverá um contador de histórias e alguém para ouvi-lo.
A sala de leitura do bando da leitura não busca suprir uma necessidade da comunidade e nem da cidade em prover de mais um espaço de leitura. Se fosse assim teria construído uma enorme sala com um acervo muito maior.
o bando da leitura é um espaço personalizado que fica no quintal da minha casa e mesmo que sejam construídas muitas bibliotecas (tomara), ele estará sempre aberto como o meu coração de leitora!"


Para conhecer ainda mais essa linda iniciativa conheça o blog do Bando: 
Alguns clicks do dia...
Casa cheia
 Lúcélia e sua linda mala... Maravilhosa
 Hora da história: Beleléu

 Olha o Beleléu aí...
Hora da História:  Dona Marta Lagarta


 A descoberta da Joaninha

Olha a Lú posando de joaninha... toda charmosa!







 Bom dia todas as cores



 Margarida friorenta

Fica a dica destas linda histórias que encantam a todos, sem limite de idade!

domingo, 3 de junho de 2012

Receitinha da semana...Sobremesa de domingo...

Hoje acordei inspirada para cozinhar... Olha a deliciosa sobremesa que fiz... Muito fácil e simplesmente deliciosa...
Receitinha
Sobremesa de banana
Para fazer coloquei umas 10 bananas picadas com açúcar para cozinhar, a parte, caramelizei uma travessa para dar uma cor bonita ao prato, coloquei a banana por cima do caramelo. Em outra panela, fiz um, pudim com 1 litro de leite, 2 gemas passadas na peneira, 4 colheres cheias de amido de milho, 1 lata de leite condensado. Depois de cozido o pudim, desliguei a panela e juntei 2 caixinhas de creme de leite. Considero este último passo o toque de mestre... 

sábado, 2 de junho de 2012

Oficina de literatura - 30 de maio

Nesta última quarta-feira aconteceu o quarto encontro do Projeto de Literatura. Estiveram presentes os estagiários que fazem um brilhante trabalho nas escolas do município. Neste dia o tema foi "Bibliotecas e Projetos de leitura", bem como a socialização do está sendo feito nas escolas. 
Alguns clicks com os materiais confeccionados por elas.


















Até a Lucimara que coordena o projeto comigo, mostrou um material que confeccionou junto com sua filha Luciana. Cartaz de pregas para contar a história dos "Três porquinhos".... Muito criativo!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...