segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Fazendo arte - Fuxico



Esta semana coloquei em prática um artesanato que aprendi e achei maravilhoso para empregar em bolsas, fazer  chaveiros, lembrancinhas entre outras ideias que a criatividade deixar fazer: O fuxico.


Improvisei um passo a passo, espero que ajude a quem ainda não sabe fazer...




 Material:
5 pedaços circulares de tecido
linha, tesoura e um botão




Sem tirar o fio da agulha, junte as outras pétalas...

Quando juntar a quinta pétala, ainda sem tirar o fio da agulha, costure um botão no centro, acertando bem as pétalas...


Ainda com o fio na agulha, aplique a flor aonde desejar... Eu coloquei em uma eco bag... quero colocar mais algumas florzinhas...


Olha que fofinha esta florzinha que fiz... são dois fuxicos com tecidos diferentes... fiz primeiro uma e deixei na reserva... rss...  fiz a outra e juntei as duas acertando para que cada pétala apareça... (as minhas se esconderam na hora da foto rss)  fica ainda mais lindo....





Um pouquinho de história...

O fuxico é o nome dado a um tipo de artesanato feito com tecido, agulha, linha e muita, muita paciência. Sua origem é incerta. Não se tem registro de onde e nem de quando esta ideia de reaproveitar retalhos de tecido começou. Sabe se apenas que hoje em dia ele é feito em várias partes do mundo. 

Aqui no Brasil recebeu este nome porque era feito por grupos de mulheres, que se reuniam nas horas vagas, para confeccionar com as sobras de tecidos, toalhas, tapetes, colchas e o que mais a imaginação criasse. Enquanto trabalhavam, também falavam, por isso o nome "fuxico" (fofoca). Mas não fofocavam, como se quer fazer acreditar, e sim discutiam sobre seus problemas do dia-a-dia, além de incrementar a renda doméstica, vendendo para amigas os trabalhos por elas produzidos. Além do uso na decoração, ele também passou a ser utilizado na confecção de roupas. Sinal de que, mesmo que a indústria têxtil produza tecidos altamente tecnológicos, o artesanato não sai de moda. 

O fuxico é feito principalmente nas cidades pequenas pois, por ser totalmente artesanal, requer tempo e isto hoje em dia está cada vez mais escasso nas grandes cidades. É no interior do país que se mantém a tradição. 

Mas, seja no interior, ou na cidade grande,uma coisa é certa, nenhum país produz tanto fuxico como o Brasil. Talvez pelo fato do brasileiro ser tão habilidoso para o artesanato, criativo para transformar a matéria ou ter sempre que dar um jeitinho para superar o desemprego.

Autor desconhecido







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...