segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Minha Nona... parte II



VIDA ESCOLAR
Seu pai tinha lavoura em Poço Grande e Anna Rosa foi morar com ele para poder estudar, enquanto sua mãe ficava em Mandaçaia. Isto aconteceu no ano de 1921. Tanta era sua vontade em aprender a ler e escrever que tudo suportava calada, pois não foi fácil este período de sua vida.
Seu pai não queria que ela estudasse, pois achava que mulher não precisava, bastava achar um bom casamento quando chegasse a hora certa.
Mas tudo fez para estudar e no mesmo ano concluiu o primário, aprendeu a ler, escrever, fazer contas, aprendeu geografia e história. Seu professor foi Antonio Costa, que era o único professor para todas as séries, fato muito comum naquele tempo.
Com um estudo tão pesado era preciso reforçar em casa  com leituras e tarefas, mas Anna Rosa não encontrava muito tempo pois seu pai exigia todo o trabalho da casa, buscar água, lavar roupas, fazer comida, pão, cuidar das galinhas e lavar esfregado o coxo de água  dos porcos enfim, uma infinidade de afazeres de dona de casa não sobrava muito tempo para o estudo. Muitas vezes levou surras de chicote, quando alguma coisa não estava como ele queria.                         
O serviço era muito, e o tempo era pouco, mas ela contava com a ajuda de sua amiga Anastácia  que tinha a mesma idade que ela. Ela ajudava para que todas as tarefas fossem feitas e dar tempo de ir para a escola, e com a ajuda da amiga é que pode realizar um sonho de aprender a ler e escrever, pelo que ela sempre foi grata.       Mantiveram relações de amizade por muitos anos até quando as duas eram bem velhinhas, sempre que podiam se visitavam para saber uma da outra, pois certamente a preocupação era recíproca.
(Relato de Neusa Maria Wendler Sklasky)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...