domingo, 2 de outubro de 2011

Palmeira - PR, nos anos 30 ...



Olha só a relíquia que encontrei no blog Ilustre Palmeira, um blog muito interessante que compartilha informações de cultura, arte e educação.  É maravilhoso reconhecer neste filme todos os lugares de nossa linda cidade que ainda hoje são preservados. Muito lindo!

"Em 1936 o fotógrafo e cineasta João Baptista Groff (1898-1971) foi contratado para realizar um filme sobre algumas cidades paranaenses. Ele percorreu Paranaguá, Antonina, Curitiba, Lapa, Palmeira, Rio Negro e Ponta Grossa.
No filme, Groff registrou belas paisagens naturais e urbanas de cada uma das cidades. Trata-se de um material riquíssimo, não apenas de importância histórica - sobre o Paraná da década de 30 - mas também por ser um registro da participação da CAIXA no desenvolvimento do Estado do Paraná e também pela qualidade e sensibilidade das imagens captadas pelo cineasta.
O filme integra o acervo que o engenheiro Luiz Groff doou à Fundação Cultural de Curitiba com as obras cinematográficas de seu pai, que restaram depois que boa parte foi destruída em dois incêndios.
"Cidades do Paraná" era uma obra que exigia recuperação e restauro, o que foi feito pelas pesquisadoras e restauradoras Zália Magalhães e Elizabeth Wagner. Originalmente mudo, o filme ganhou trilha sonora criada por Jorge Falcon (Estúdio Astrolábio). 
Ano de Produção: 1936 - Duração total do filme: 31'34" - Cor: P&B"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...