quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aproveitando bem as férias com os filhos



Curtinha, mas tão esperada... Assim são as férias de julho, um espaço de tempo que ajuda muito a dar um fôlego para que os nossos pequerruchos descansem e se preparem para o segundo semestre, principalmente  para nós aqui do Paraná, onde o inverno é sempre bem rigoroso.
Já que o tempo é curto, o fundamental é organizar bem o tempo para que estes dias não passem despercebidos, deixando as crianças tristes por não terem aproveitado como deveriam.
Algumas dicas:
          - Fazer e empinar pipa: é só procurar um lugar bem longe de fios elétricos e torcer para que o ventinho ajude...
- Leitura: pedir para que seu filho leia, ler para ele ou ainda melhor, ir a uma livraria comprar um livro;

- Piquenique: nada mais gostoso que escolher um dia ensolarado e  fazer junto com os pequenos os sanduíches, o suco, e outras coisinhas gostosas. Vale também levar bola, raquete e se a turma for um pouco maior, até o jogo de betes. Vai ser a maior diversão.

- Pescaria: vale ser em algum riozinho, claro que o colete salva vidas não deve ser dispensado. Porém existem os “Pesque e Pague” que são ótimas opções, principalmente para aqueles que gostam de pescar, mas não gostam de limpar os peixinhos.  Às vezes dá para comer ali mesmo, pois já preparam o peixinho que  você pescou.

- Conhecer melhor a cidade: é uma boa opção também, pois vivemos sempre correndo atrás do tempo, numa rotina de casa, para a escola, para o trabalho , sempre pelo mesmo caminho. E muitos lugares de nossa cidade, com certeza ainda são desconhecidos pelos nossos filhos. Vale o passeio pela zona urbana e também a rural, que geralmente tem muitas coisas lindas para serem vistas.

- Dar aquela boa arrumada no quarto: é uma atividade bem interessante, desde que feita em parceria com os pais, pois além de organizar, separar aquilo que não serve mais, seja roupas ou brinquedos, será uma ótima oportunidade para uma boa conversa.

- Construindo brinquedos: é só juntar algumas latas, tampas, caixas, papéis coloridos, cola, tesoura – sem ponta é claro- lápis, canetinha , tudo isso com uma boa dose de incentivo e criatividade, marcará para toda a vida os nossos pequenos.

Uma pausa para a nostalgia.
Quem que nunca brincou com cola feita de trigo pela mãe... ficava tudo empelotado, mas até que colava... eu amava isso,  mas ela só fazia nos dias de chuva, o que deixava tudo ainda mais especial.


- Festa do pijama: Um programa bem divertido, reunir toda a garotada em casa, claro que sob observação atenta dos adultos. Fazer um lanche especial, campeonato de vídeo game, assistir a algum filme legal, desfile, cantoria... é só alegria.


            - Brincando de cozinheiro: Como já falei anteriormente em alguma outra postagem, não tem nada mais gostoso do que fazer  com que nossos pequenos coloquem a “mão na massa”  seja fazendo bolo de chocolate, ajudando a enrolar o brigadeiro... além de divertir, eles estarão aprendendo.


- Ver fotos :  mexer em álbuns ou mesmo nas fotos digitais que agora estão no computador, é sempre gostoso.


Fica aí algumas dicas... Se alguém tiver mais alguma... estou aceitando sugestões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...